Course – Photography and Politics, NOVA FCHS – 6 Jul to 5 Aug, 2020

6 Jul to 5 Aug, Mondays and Wednesdays from 6:00 pm to 8:30 pm

Location: NOVA FCSH (CAMPUS AV. BERNA)
Language: PORTUGUESE

Lecturer: Lorena Travassos
Supervising Teacher: Margarida Medeiros

A creditação pelo CCPFC: Sim

Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância

Objetivos

Debater textos contemporâneos e confrontá-los com os textos materialistas da fotografia;
Visualizar as imagens coloniais e as imagens pós-coloniais para a reflexão sobre estigmas
Compreender como, quando e porque a história e a ciência passou a reproduzir imagens racistas e misóginas;
Apresentar artistas contemporâneos que produziram uma imagem de si e do Outro como crítica do pensamento colonial.

Programa

Em finais do século XX, a teoria e a crítica da fotografia foi transformada pela emergência das análises materialistas da fotografia, especialmente por escritores como Martha Rosler, Allan Sekula, Abigail Solomon-Godeau, John Tagg, dentre outros (Strauss, 2005).

Entre os debates, saltam à vista o discurso que ressalta o poder do fotógrafo em relação ao fotografado, bem como a vigilância como poder do Estado ao armazenar o outro conforme técnicas que marcam e o identificam como “diferente”. Mais recentemente, com os debates contemporâneos, a imagem fotográfica passa a ser vista como um encontro, como propõe Ariella Azoulay, ou seja, a fotografia surge como mobilizadora de várias forças, podendo o fotografado, o fotógrafo, a câmara e o observador se unirem para, ao invés da imagem estabelecer um olhar colonizador, produzirem uma imagem descolonizadora.

O curso “Fotografia e Política” pretende, de modo introdutório, apresentar a reflexão sobre as relações entre a fotografia e as questões de género e de raça que ora servem para confrontar as questões identitárias, ora servem para dar poder ao corpo enquanto máquina política e performática.

Muitas práticas fotográficas, no que se refere a uma procura de combater processos que separam e estigmatizam o corpo, também se referem à documentação fotográfica como documentação de performances, principalmente nos trabalhos artísticos da década de 1970.

No primeiro módulo, pretende-se debater a performatividade como forma de discussão das questões sobre género nas artes visuais, vislumbrando discursos sobre a performance propostas por Peggy Phelan e Laura Mulvey, bem como refletir sobre a dimensão racial imbricada na discussão de género, como proposto por bell hooks e Angela Davis. Também será importante a reflexão sobre a fluidez de género e androginia, a partir de trabalhos de artistas transgénero.

No segundo módulo, iremos discutir sobre as questões raciais e históricas que se propagam na imagem fotográfica, principalmente a partir do ponto de vista de artistas africanos e de suas questões identitárias e performáticas. Em todos os módulos, além de um debate teórico, serão expostos trabalhos de fotógrafos e fotógrafas contemporâneos que procuram unir as questões políticas das quais fazem parte ao processo fotográfico.

A representação fotográfica do Eu e do Outro, diante das questões propostas neste curso, portanto, pretendem, como já dito, apresentar questões introdutórias que se inserem no diálogo sobre o encontro da fotografia com a política, apresentando alguns artistas importantes que permitiram e permitem conhecer problemas que são próprios e que devem ser compreendidos num momento contemporâneo e pós-colonial. Trata-se de dar voz às questões que se levantam na arte contemporânea aquando produzem uma crítica em torno dos processos de produção de estigmas.

____

Lorena Travassos é Doutorada em Ciências da Comunicação pela NOVA FCSH, no ramo “Comunicação e Arte”, com especialidade em Fotografia. Mestre em Comunicação (UFPB, Brasil) e fotógrafa. Atualmente é docente na Universidade Lusófona no curso de Fotografia, investigadora assistente no projeto Photo Impulse (financiado pela FCT -PTDC/COMOUT/29608/2017). É, também, investigadora integrada do ICNOVA, consultora de revistas científicas e formadora em cursos livres de projetos fotográficos em Lisboa.

Margarida Medeiros, doutorada em Ciências da Comunicação, é professora no Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH. A sua investigação está focada nas áreas da Teoria da Fotografia, Cultura Visual, História da Imagem, Estudos de Fotografia e Cinema. Tem publicado livros e inúmeros artigos em diversos jornais e revistas. Entre essas publicações, publicou “Fotogramas – Ensaios sobre a Fotografia” (Documenta, 2015); Photography and Cinema-after 50 Years of Chris Marker’s La Jetée (Cambridge Scholars Publishers, 2015). É também professora assistente-convidada da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. A sua produção científica e artístico-cultural cobre as áreas da fotografia, da cultura visual, da história da fotografia, da identidade, imagem, memória, realismo, crítica e arte.

MAIS INFORMAÇÃO – NOVA FCSH

2020-06-29T21:17:44+00:00