OFICINA

(Re)configurações: Em qualquer lado, num outro lugar, por todo o lado, num lugar qualquer

Convite à população da Trafaria para elaboração de um mapa afetivo de memórias e intervenções itinerantes

16 a 19 NOV. 2021 / 10:00–15:00 CENTRO SOCIAL DA TRAFARIA

Os humanos desenvolvem respostas emocionais entre humanos e não humanos, no e do seu entorno, num determinado espaço físico, projetando afetividades em relação a um território que reconhecem pertencer. No entanto, os sentidos de pertença e afetividade nem sempre correspondem aos mapas que regulam as servidões legais ou administrações territoriais de um dado país, região, concelho, cidade ou bairro. Na Trafaria, a vivencia humana com o ambiente geográfico configurou uma determinada toponimia, expressa em nomeações como Monte de Areia, Torre, Torrão, Torralta, Madame Faber, e possivelmente padronizada pelos depósitos de memória dos habitantes que ali se fixaram.

A partir desta intuição, explora-se a possibilidade das fronteiras ou limites de cada bairro, quarteirão de serem (re)configuradas. Partindo do questionamento sobre imagens de missões de delimitação de fronteira no continente africano, de que se ocupa o Projeto Photo Impulse, esta oficina procura construir uma cartografia afetiva da Trafaria, com a comunidade trafariense – a partir das memórias dos seus habitantes, suas histórias e vivencias, e que necessariamente poderão não coincidir com as delimitações administrativas do território.

A re(com)figuração de um território afetivo trafariense será criado pela deposições dos testemunhos dos seus habitantes (mapa) e realização de marcos físicos efémeros (esculturas) relacionados com o referido mapeamento, e que possam deslocar-se aos vários sítios definidos para marcação, e que funcionam de forma performativa e itinerante.

Possíveis Resultados: um mapa/cartografia/atlas de afetividades/ impressão final em serigrafia. Malhas, sinais, estruturas, marcos geodésicos amovíveis,

Parceiros: Centro Social da Trafaria (Santa Casa da Misericórdia)

2022-01-13T16:52:56+00:00